Quotidiano, Transportes

Esta quinta-feira há buzinão na Ponte 25 de Abril contra as portagens


1063224As portagens da Ponte 25 de Abril continuam a gerar descontentamento e os utentes querem voltar a usufruir da isenção deste pagamento durante o mês de Agosto, retirada em Julho de 2011. Para isso a Comissão de Utentes de Transportes da Margem Sul (CUTMS) organizou um protesto para esta quinta-feira a partir das 8h. Partindo da ponte do Pragal, em Almada, o buzinão atravessará o rio Tejo até chegar a Lisboa.

A organização do protesto destaca que “aqueles que residem, trabalham e estudam na margem sul do Tejo são os únicos portugueses que têm de pagar portagens nas pontes sobre os rios em Portugal”, sublinhando o que acreditam ser uma “discriminação inaceitável”.

Desde 1995 que os automobilistas não pagavam para entrar em Lisboa durante o mês de Agosto. Na altura, o preço da portagem não ultrapassava os 76 cêntimos. Nos anos seguintes, durante esse mês, a travessia do rio Tejo fazia-se sem custos e cabia ao Executivo reembolsar a Lusoponte, a empresa concessionária. No entanto, em Julho de 2011, o Governo reintroduziu a cobrança de portagens o que permitiu uma poupança de 4,4 milhões de euros aos cofres públicos, só durante esse ano.

À data, o Governo de Passos Coelho justificou a decisão com base nas “dificuldades financeiras que o país atravessa e os compromissos de redução de despesa pública assumidos pelo Estado português”. No mesmo documento, as contas apresentadas pelo Governo previam uma poupança de 48 milhões de euros até 2019.

“A Comissão de Utentes de Transportes da Margem Sul tem, ao longo dos tempos, colocado a necessidade e a justeza de abolir as portagens, designadamente na Ponte 25 de Abril”, aponta a CUTMS, acusando “os vários Governos” de nada terem feito. Os actuais preços das portagens partem dos 1,70 euros e podem chegar aos 6,95 euros, consoante o tipo de veículo.

Agora, face ao “actual quadro político, resultante da nova correlação de forças na Assembleia da República, a Comissão de Utentes de Transportes da Margem Sul considera absolutamente necessário, justo e inadiável, que o Governo em funções reponha, em Agosto, a isenção do pagamento das portagens na Ponte 25 de Abril”. Luísa Ramos, membro da CUTMS, conta ao PÚBLICO que “no seguimento de outras isenções e reduções dos preços de SCUTS”, o grupo estava “na expectativa que a isenção do pagamento de portagens durante o mês de Agosto também fosse anunciada”, o que não aconteceu. Além disso, Luísa Ramos aponta ainda os serviços da Transportes Sul do Tejo (TST) que estão “cada vez pior”.

Por isso, o grupo dirigiu o seu pedido ao ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques. No entanto, o pedido, enviado há mais de uma semana, ainda não obteve uma resposta.

Luísa Ramos nota que a reposição da isenção no mês de Agosto não resolve o problema, uma vez que o cenário ideal implica a circulação sem portagens durante todo o ano. Não obstante, acredita que esta isenção no mês de Agosto, “o mês de referência de férias” traz um lado “simbólico” e “cria abertura para discutir estas matérias”.

O PÚBLICO contactou o ministério do Planeamento e das Infra-estruturas mas não obteve resposta.

In: publico.pt

About almadanoticias

Almada Notícias é um blog noticiário diariamente actualizado, dedicado exclusivamente à compilação de notícias mais recentes do concelho, avançadas pelos jornais de caráter nacional e regional. É um projecto voluntário, sem quaisquer fins lucrativos. Informe-se, actualize-se e deixe-nos a sua opinião!

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Publicidade

Estatísticas

  • 88,362 Visitas

Facebook

Insira o seu e-mail para receber as últimas notificações de Almada Notícias no seu correio electrónico.

Junte-se a 2.170 outros seguidores

Arquivos

%d bloggers like this: