Saúde

Hospital Garcia de Orta em Almada Disponibiliza Serviço inovador de TELEDERMATOLOGIA


almada20hospital20garcia20de20orta_366243490O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, já tem em funcionamento, em fase experimental, um serviço inovador de rastreio de dermatologia à distância – Teledermatologia, que permite uma rápida assistência dermatológica à população.

A Teledermatologia no HGO encontra-se em funcionamento desde o início do corrente mês e conta já com mais de 30 pareceres dermatológicos realizados através deste sistema.
Para a implementação deste serviço foram adquiridas 4 máquinas fotográficas digitais que foram distribuídas por 4 Unidades de Saúde do ACES Almada Seixal, que vão possibilitar o rastreio dermatológico à população, de lesões malignas da pele.

Desta forma, o médico de Medicina Geral e Familiar, ao detetar no utente uma situação suspeita, tira algumas fotografias que envia pelo sistema eletrónico de marcação de consultas – Consulta a Tempo e Horas (CTH), para o Serviço de Dermatologia do HGO. Após análise dermatológica serão transmitidas indicações de diagnóstico e tratamento ao médico da Unidade de Saúde ou o utente será encaminhado para consulta de dermatologia no HGO.

Segundo a Dra. Elvira Bártolo, Diretora do Serviço de Dermatologia do HGO, “a implementação da Teledermatologia no HGO poderá representar uma diminuição efetiva do tempo de resposta ao utente bem como uma triagem mais eficaz dos doentes, estabelecendo prioridades de forma mais correta. Por outro lado, poderá ainda ser evitada a deslocação de doentes sem indicação para a consulta de dermatologia e permitir que algumas situações simples sejam resolvidas nas Unidades de Saúde do ACES Almada Seixal, através da indicação do diagnóstico e tratamento ao médico de Medicina Geral e Familiar”.

SOBRE A TELEDERMATOLOGIA:

Teledermatologia representa o envio de informação médica dermatológica entre dois ou mais pontos separados fisicamente, utilizando tecnologia de telecomunicação e informática, visando à promoção de saúde e educação de doentes, médicos e outros profissionais de saúde.
A dermatologia lida com o diagnóstico de mais de duas mil condições que afetam a pele e colabora com as demais especialidades por meio do reconhecimento das manifestações cutâneas das doenças sistémicas. Sendo o dermatologista o profissional médico mais qualificado no reconhecimento dessas afeções, o manejo de dermatoses por médicos não especialistas pode representar atraso diagnóstico, uso de terapêuticas inadequadas, desenvolvimento de sequelas e aumento do custo de saúde.

In: rostos.pt

About almadanoticias

Almada Notícias é um blog noticiário diariamente actualizado, dedicado exclusivamente à compilação de notícias mais recentes do concelho, avançadas pelos jornais de caráter nacional e regional. É um projecto voluntário, sem quaisquer fins lucrativos. Informe-se, actualize-se e deixe-nos a sua opinião!

Discussão

One thought on “Hospital Garcia de Orta em Almada Disponibiliza Serviço inovador de TELEDERMATOLOGIA

  1. Acho muito bom, pois no centro de saúde não podem verificar nada pois não há meios nem técnicos nem humanos para verificar certas situações. Falo por mim pois há mais de um ano espero por uma consulta de dermatologia por causa de um sinal que tenho na face e que tem vindo a modificar-se e até ao dia de hoje nunca fui chamada para uma consulta para verificar a situação. Estou há espera há mais de um ano mas já é o 2ª pedido que é feito, o 1ª foi há bastante mais tempo.

    Gostar

    Posted by Alda Maria Ferreira Maeques do Carmo | 17 de Julho de 2016, 15:14

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Publicidade

Estatísticas

  • 88,362 Visitas

Facebook

Insira o seu e-mail para receber as últimas notificações de Almada Notícias no seu correio electrónico.

Junte-se a 2.170 outros seguidores

Arquivos

%d bloggers like this: